terça-feira, 5 de maio de 2009

FAC / UFFA: Uma grande história

Não tenho controle sobre o número de acessos do humilde blog da nossa (nem tão) humilde entidade. De qualquer forma, posso garantir que se tornou um grande sucesso. Desbravou fronteiras e hoje ocupa um lugar de destaque nos Internet Explorer's, Mozilla's, Google Chrome's e outros navegadores pouco cotados utilizados por pessoas ao redor do mundo. Isso é vox populi. Pessoas que nem imaginava, além dos afiliados, acessam o conteúdo da página para se inteirar das notícias ou simplesmente porque gostam do bom humor daqueles que dedicam um tempo de seu dia para escrever algo.

O blog UFFA Championship já é uma realidade, alimentado por pessoas que fazem acontecer. Praticamente visionários.

Com um começo despretensioso, sem vislumbrar nada muito maior, surgiu um time de futsal que, em sua primeira participação em campeonatos foi eliminado nos tiros livres da marca penal, sem perder um único jogo. A amizade criada entre os integrantes estava apenas começando, embora alguns já se conhecerem de outras primaveras. Do salão para o futebol sete. Os ralões nos joelhos e as bolhinhas de borracha que contaminavam o interior das meias e tênis dos jogadores se tornaram comuns e imperceptíveis. Nada mais importava. Estava formado um time alicerçado na amizade.

Entre alguns amistosos, o Futebol Aplicado à Comunicação, popularmente conhecido como FAC, entrou em campo para disputar um torneio onde técnica não existia e vontade sobrava. Com algumas contratações, o FAC disputou as Olimpíadas da PUC, em 2008, e passou da primeira fase como um foguete. Claro, jogou apenas uma das três partidas previstas e venceu, em um jogo dramático como não poderia deixar de ser diferente. Os outros adversários escolheram não entrar em campo, com medo da força da equipe que adentrava o gramado vestindo uma camisa vermelha.

Porém, na segunda fase, a equipe faquiana pereceu devido às péssimas condições do gramado. Não se tratava de futebol, mas de um esporte aquático. A humilhante derrota por 11x0 não envergonha nenhum dos integrantes. Foi um aprendizado para os atletas do FAC, que saíram de cabeça erguida.

Do FAC, nasce a UFFA, de forma igualmente despretensiosa. Uma grande reunião onde a corneta rola solta em volta de uma televisão e um videogame. Nada mais que 11 edições já foram realizadas. E muitas outras estão por vir.

O nobre campeão da última edição da UFFA Championship, Big Bessa, declarou sua felicidade em um dos primeiros posts criados para o blog. Reitero aqui essa sensação de fazer parte de mais do que um time. Um grupo de amigos.


José Rothinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário