terça-feira, 16 de junho de 2009

Entrevista com Rafa Serafitnez




Como você avalia sua primeira participação na UFFA?

Sou sincero. Não gostei do que vi. Fizemos muita merda em campo. Não quero menosprezar meus jogadores, longe disso. Mas acho que não fomos bem, e me incluo nos culpados por essa vergonhosa campanha. Um sétimos lugar não é digno da camisa do Liverpool. Espero que no próximo certame já estejamos melhor.


Essa foi sua primeira oportunidade como treinador principal de uma equipe. E logo de cara, tu tiveste a responsabilidade de treinar um time gigantesco como Liverpool. O resultado não foi bem recebido pela diretoria dos Red´s. Isso te assusta? A inexperiência é um empecilho?

Meu filho, aqui é trabalho. Eu não surgi no futebol do dia para a noite. Sei que será um árduo caminho e uma longa jornada até eu me adaptar a essa nova função. Mas aprendi com os melhores e sei que sou capaz de trazer bons frutos a essa camisa. Tivemos um mau começo, mas fomos crescendo dentro da competição; E que papo é esse da direção não estar satisfeita? Por acaso o presidente do clube te falou alguma coisa? Porque pra mim eles não falaram nada.

Qual foi o sentimento de poder participar da UFFA, considerada por muitos como a principal competição futebolística do mundo?

Não posso mentir. Foi à realização de um sonho. Desde que finalizei minha faculdade de educação física, em Porto Alegre, sempre trabalhei com o objetivo de chegar nesse patamar profissional e poder comandar uma equipe nessa competição. É nela que estão os melhores técnicos do mundo, e garanto que estou entre eles.

Muitos consideram que você fracassou na sua estréia como comandante do Liverpool. Você concorda com isso?

Fracasso foi o que fizeram Felipe Uhr e Berrios. Esses sim fizeram um fiasco na competição. O Berrios já mostrou que é um treinador que prima pela regularidade. Todo ano é rebaixamento atrás de rebaixamento, atrás de rebaixamento. E o Felipe é uma piada. Ele deve ter o mesmo empresário do Doni pra ter virado um treinador da UFFA.

Você realmente acredita que pode melhorar a equipe nas próximas UFFA´s?

Sei do meu potencial. Se eu não me achasse competente para tal desafio, preferiria estar em casa vendo os jogos pela televisão e tomando um bom whisky. Não nego que vamos ter dificuldades. A falta de entrosamento e o alto nível técnico dos adversários podem complicar um pouco. Mas estou ciente do que podemos fazer.

Antes de você assumir, o Liverpool passou dificuldades nas últimas UFFA´s, sendo várias vezes rebaixado. O que você pensa sobre isso?

Simplesmente vergonhoso. É inadmissível uma equipe do porte do Liverpool ter sido rebaixada em três anos consecutivos. Apenas mostra que os últimos treinadores que passaram pela cidade não se dedicaram o bastante. O objetivo da comissão técnica, juntamente com a diretoria do clube, é fazer o Liverpool ressurgir das cinzas e voltar ao seu devido lugar. Que é buscando títulos e troféus. Não conseguimos na última edição, mas nas próximas seremos melhores.

Qual é sua filosofia de trabalho?

Minha filosofia não pôde ser implementada no último campeonato, pois não tivemos tempo para treinar. Mas posso dizer que gosto de times bem organizados e que mostrem disposição nos treinamentos. Para mim, o jogo é uma extensão do que é praticado nos coletivos. É ai que se ganha uma partida complicada, no plano tático. Futebol não é apenas talento, e sim um jogo de estratégia. Que adianta você ter Kaká, C.Ronaldo, Ibra e outros craques, se seu treinador é burro que nem uma porta?

Qual sua opinião sobre os outros treinadores da UFFA? Você acredita que Bessa, Marcos e Panta são o que há de melhor na liga?

Na verdade conheço poucos técnicos. Alguns são qualificados, outros nem tanto. Em relação aos citados, os acho competentes. Tive o prazer de conhecer Bessa em um simpósio em Belgrado. Gente fina. Realmente sabe o que está passando para os seus jogadores. Mas também tem seu lado fanfarrão. Pergunte a faxineira do quarto 312, do Hotel onde aconteceu o evento. Ele com certeza sabe como festejar. Já Tele Pantana e Marcos Pep são os treinadores que mais ganharam títulos. Então não posso falar mal deles.

Felipe Uhr também foi anunciado como treinador da Roma, conseqüentemente participando da UFFA. Todos sabem de sua rixa pessoal com ele. Isso se estenderá na liga?

Felipe Uhr é um moleque. Nunca mostrou talento algum nos seus tempos de jornalista, imagine então treinando alguma equipe de futebol. Não sei como uma agremiação como a Roma possa investir em tal pessoa, que consegue ter um QI menor que a Paris Hilton. Só posso dizer que ele sempre foi meu freguês em ligas menores, e não será diferente aqui na UFFA. Em relação a sua pessoa, todos sabem sobre sua falta de caráter e profissionalismo. Não quero perder tempo falando de um ser tão desprezível, pois não vale a pena. Só venho aqui anunciar que quero enfrentá-lo o máximo de vezes no certame, para poder esfregar minhas vitórias em sua cara. Uma já aconteceu, em um amistoso após o torneio.

Um comentário: